17/01/2023 - Cenário do dendê
Download and listen anywhere
Download your favorite episodes and enjoy them, wherever you are! Sign up or log in now to access offline listening.
Description
Olá, hoje é terça-feira, 17 de janeiro de 2023, meu nome é Antônio Bastos Leite Filho, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Salvador/BA e vamos falar sobre...
show moreO Dendezeiro, também conhecido como Palma de Óleo, é uma palmeira perene, de origem africana, cuja introdução no Brasil, segundo a literatura, remonta ao século XVII pelos escravos, no litoral sul da Bahia, para extração de óleo.
A maior parte do óleo consumido domesticamente no mundo provém do Dendezeiro, sendo conhecido internacionalmente como “Palm Oil”(óleo de palma), ocupando o segundo lugar em volume comercializado, perdendo apenas para o óleo de soja. A Malásia e Indonésia são os seus maiores produtores mundiais (83% do total).
Da polpa de seus frutos é obtido um óleo em maior quantidade, avermelhado, conhecido no Brasil como “azeite de dendê”, para uso humano e em biocombustíveis. Da amêndoa, é extraído um óleo em menor quantidade e de maior valor agregado, denominado “óleo de palmiste”, utilizado principalmente na indústria de cosméticos. De seus óleos, são obtidos cerca de 145 produtos industrializados.
O dendezeiro produz cerca de 4 a 6 toneladas de óleo de palma por hectare. 10 vezes a produção de óleo de soja e 2 vezes de óleo de oliva na mesma área. Por ser uma planta perene, sua vida econômica pode chegar a 25 anos. Requer temperaturas mínimas de 24ºC, com insolação acima de 1500 horas anuais, ou, no mínimo, 5 horas de luz por dia e precipitações acima de 2000 mm/ano, regularmente distribuídas durante todos os meses.
O beneficiamento do óleo deve ser feito em até 24 horas após a colheita para manter sua qualidade, o que requer que seu plantio esteja próximo da Agroindústria. A região Amazônica e a Bahia são os locais de maior produção da dendeicultura, com cerca de 240 mil hectares cultivados, com condições edafoclimáticas favoráveis e legislação ambiental que autoriza o plantio em áreas alteradas pela ação humana. O Pará é o maior produtor de óleo de palma, com cerca de 85% da produção nacional. Sua precificação acompanha a dos demais óleos, dada a similaridade de sua destinação.
O Brasil possui ainda, mais de 7 milhões de hectares com grande potencial para o desenvolvimento da cultura, de acordo como o Zoneamento Agroecológico da Amazônia Legal para áreas desmatadas.
O Banco do Brasil, principal parceiro do Agronegócio brasileiro, coloca à disposição dos produtores rurais, Linhas de Crédito de Investimento e Custeio, CPRs para plantio e condução das florestas, bem como Linhas para cobrir os custos da certificação de manejo sustentável das áreas, com prazos adequados e taxas de juros compatíveis com o mercado. Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
Information
Author | Broto |
Organization | Broto |
Website | - |
Tags |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comments