29° Parada LGBTQIAPN+ de Goiânia
Sign up for free
Listen to this episode and many more. Enjoy the best podcasts on Spreaker!
Download and listen anywhere
Download your favorite episodes and enjoy them, wherever you are! Sign up or log in now to access offline listening.
Description
29ª Parada LGBT+ de Goiânia – 2024 Tema: Melhor idade LGBT – Respeite a minha história A construção da 29ª Parada LGBT+ de Goiânia começou em 2023, com a apresentação...
show moreTema: Melhor idade LGBT – Respeite a minha história
A construção da 29ª Parada LGBT+ de Goiânia começou em 2023, com a apresentação de um projeto no Edital da Lei Paulo Gustavo. Neste projeto já estava desenhada toda a espinha dorsal do evento, baseado em cinco eixos: direitos humanos, cidadania, saúde/prevenção, espaço acessível (idosos/PCD) e meio ambiente/coleta seletiva.
No mês de março, com uma reunião no dia 27, começou a construção do evento junto com ativistas, entidades, empresas e voluntários.
Desde então as reuniões foram realizadas todos os meses até o dia 28 de agosto. Estas reuniões foram divulgadas amplamente nas redes sociais e nos grupos de militância, de modos que eram abertas e qualquer pessoa poderia participar.
Em cada uma destas oportunidades foi repassado todo o planejamento inicial, e as providências que estavam sendo tomadas para a implementação do projeto, bem como a realização dos ajustes necessários.
Em datas mais próximas da parada foram realizadas reuniões externas com as forças de segurança (PM, GCM, SMM, bombeiros, etc.), órgãos da saúde do estado e do município, pessoas interessadas na colocação de trios elétricos na Parada, artistas escalados para o evento, prestadores de serviços, etc.
Para a colocação de trios elétricos na parada foi aberto um edital público onde os interessados puderam se informar acerca das regras e das peculiaridades do evento, preenchendo logo em seguida um formulário de inscrição. Todo esse procedimento foi realizado com o objetivo de garantir a segurança dos participantes e a organização da passeata.
De modo semelhante, para a seleção dos artistas que vão se apresentar no evento, foi aberta uma seleção pública onde os interessados puderam se inscrever livremente. A Comissão Organizadora incluiu a maior quantidade possível de artistas, tendo em vista apenas o tempo e o espaço disponível para as apresentações. A Parada é o momento de visibilidade máxima para os artistas. Todos querem participar, mas é preciso valorizar as pessoas que são realmente comprometidas com o movimento LGBT, e também evitar oportunismos.
De modos que, ao se aproximar da data do evento, foram intensificadas as ações de divulgação, que já estava sendo feita desde o mês de março, bem como o fechamento de contratos com os fornecedores, parceiros, confirmação de agendas, horários, etc.
Foi uma caminhada longa, com muitas incertezas, algumas alegrias e muitas frustrações. Houve apoio de onde menos se esperava, mas também desinteresse de gente que tem o dever legal de apoiar. Muitas dificuldades pelo simples fato de ser um evento LGBT. Percebe-se nitidamente o preconceito brotando em diversos espaços, mas é preciso seguir em frente, porque o objetivo é muito mais nobre. Foi assim, graças a essa instituição chamada parada do orgulho que o movimento avançou nos últimos trinta anos. Foi assim que conquistamos todos os direitos que temos hoje. E é assim que o movimento continuará avançando: graças à resistência e persistência dos ativistas.
_______________________________
Calendário de reuniões preparatórias:
- 27 de março (quarta-feira)
- 24 de abril (quarta-feira)
- 27 de maio (segunda-feira)
- 24 de junho (segunda-feira)
- 31 de julho (quarta-feira)
- 28 de agosto (quarta-feira)
Todas estas reuniões aconteceram às 19h, na sede da PARADA-GO, no Centro de Goiânia.
Information
Author | Orgulho Studio |
Organization | Orgulho Studio |
Website | www.orgulhoradio.com.br |
Tags |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company