Da pele à tela: os impactos da mediação digital e um novo jeito de estar junto
Sign up for free
Listen to this episode and many more. Enjoy the best podcasts on Spreaker!
Download and listen anywhere
Download your favorite episodes and enjoy them, wherever you are! Sign up or log in now to access offline listening.
Description
E se a gente não puder mais tocar outras pessoas? E se nossas peles perderem a capacidade de sentir o toque do outro? E se não pudermos mais fazer encontros...
show moreA partir da reflexão de especulações distópicas como essas, Francine Tavares recebe Cris Lustosa e Ivan Mussa para um papo sobre os impactos do excesso de mediação digital nas nossas relações sociais.
Compreendendo que a nossa relação com a tela e com as tecnologias digitais não é nova, mas que tem crescido substancialmente neste período de quarentena da COVID-19, refletimos sobre as mudanças provenientes do excesso de contato com elas, em contraposição à diminuição de contato humano.
Cris Lustosa, pós-produtora audiovisual e pós-graduanda em Psicomotricidade, ressalta o valor do contato com organismos vivos e a importância de mantermos nossos corpos ligados a eles, seja com plantas e animais, durante a quarentena.
Ivan Mussa, Doutor em Comunicação pela UERJ e professor substituto na UFRN, embora reconheça que estejamos, desde a década de 1970, vivendo uma temporalidade mais acelerada do que o que nosso corpo está habituado, defende que não deva existir uma separação estanque entre digital e real, pois são as tecnologias de hoje que permitem controlarmos o avanço do vírus e vislumbrarmos a cura, além de permitir a manutenção dos contatos com quem amamos.
Information
Author | Francine Tavares |
Organization | Francine Tavares |
Website | - |
Tags |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company