Respiração - Episódio 5 - Meditando com Cerbella
Download and listen anywhere
Download your favorite episodes and enjoy them, wherever you are! Sign up or log in now to access offline listening.
Description
RESPIRAÇÃO Perceba como sua respiração acompanha seus estados emocionais. A respiração é mais curta quando estamos estressados ou ansiosos, quando estamos tranquilos ou presentes a respiração é totalmente diferente, mais...
show morePerceba como sua respiração acompanha seus estados emocionais.
A respiração é mais curta quando estamos estressados ou ansiosos, quando estamos tranquilos ou presentes a respiração é totalmente diferente, mais espontânea e rítmica.
Um estado emocional de estresse, ansiedade ou raiva pode ser conduzido para a calma através de uma respiração mais profunda.
E nesse “lugar” de calma e paz, tudo fica mais claro, a ação automática é trocada pela ação mais consciente, o estado interior pode ser totalmente transformado.
A respiração profunda muda o padrão neuronal, reduz o estresse, aumenta a capacidade de atenção e desacelera os batimentos cardíacos.
Por outro lado, o padrão respiratório mais superficial, com inspiração e expiração mais curtas, é típico de pessoas ansiosas. A manutenção da respiração superficial aumenta a ansiedade.
A filosofia da Yoga, por exemplo, tem um programa apenas pra respiração, chamado de Pranayama, com diversos tipos de respiração, e geralmente o propósito de todas é levar a um estado de presença e desintoxicação mental. A respiração é uma potente fonte de nutrição de energia vital (o que a Yoga chama de Prana), a forma que você respira mexe em sua saúde física e mental.
A meditação não necessariamente requer um tipo específico de respiração, que não seja sua respiração normal e espontânea.
Por isso, é importante notar se sua respiração está tranquila, num fluxo calmo e espontâneo, ou se está acompanhada de estados mentais não virtuosos.
DICA:
inicie a meditação com pelo menos 3 respirações profundas... inspirando pelo nariz contando mentalmente até 4 e expirando pela boca também contando até 4. Ou adote outro método que te traga presença.
Isso te ajudará a desacelerar e tbm a trazer mais presença, limpando os pensamentos de forma mais ágil.
Após isto, deixe que a respiração flua naturalmente, sem querer controlar.
IMPORTANTE: atenção na respiração não é sobre pensar na respiração, é SENTIR a respiração.
Presença tem haver com Ser e Sentir, não com o mero pensar.
Information
Author | Marcio Cerbella |
Organization | Marcio Cerbella |
Website | - |
Tags |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comments