27 FEB 2021 · Faltava apenas um empurrãozinho da sociedade organizada. O descalabro estava flagrante, a farra da reeleição corria solta nas assembleias legislativas, inclusive em Roraima, mas tudo leva a crer que essa prática vai ficar no passado.
O Supremo Tribunal Federal, provocado por partidos políticos, primeiro defenestrou Jalser Renier da presidência da Assembleia Legislativa de Roraima. Em seguida apeou Eduardo Botelho do poder na Assembleia do Mato Grosso e, num efeito dominó, decisões semelhantes vão sendo tomadas em relação ao Poder Legislativo de vários estados brasileiros, onde coronéis representantes da velha política se entronizaram como verdadeiros donos desses parlamentos.
A primeira decisão atingiu o Congresso Nacional, casas que foram obrigadas a adotar a rotatividade na presidência, o que é muito mais legítimo e democrático. Depois, num efeito dominó, a decisão foi sendo aplicadas às demais casas legislativas estaduais. Esses são fatos que devem ser comemorados, pois significam que com algum interesse, erros e aberrações políticas podem ser corrigidas.
***
Neste episódio eu também falo sobre o lançamento do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos profissionais da saúde de Roraima. Também abordo o endurecimento das medidas restritivas pelo prefeito Arthur Henrique, de Boa Vista.
Aperta o play e confere!