Contacts
Info
Guilhotina é o podcast do Le Monde Diplomatique Brasil
Guilhotina | Le Monde Diplomatique Brasil
Guilhotina | Le Monde Diplomatique Brasil
Central3 Podcasts
15 DEC 2022 · Luís Brasilino conversa com o professor de Saúde Pública Paulo Capel Narvai, autor do livro “SUS: uma reforma revolucionária” (https://bit.ly/3FUFDQ1), lançado neste ano pela editora Autêntica. A obra traça a história do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil e debate seus desafios e potencialidades. Falamos sobre a saúde pública no país quando não era gratuita e universal, as disputas travadas na criação do sistema único durante a constituinte, os principais gargalos e a questão do financiamento, o papel dos planos de saúde privados, o impacto da pandemia de Covid-19, as expectativas para o governo Lula e muito mais! Paulo é professor titular sênior de Saúde Pública na USP, professor convidado de várias universidades no Brasil e no exterior e é autor de mais de duzentas obras sobre saúde pública. Foi consultor do CNPq, da Capes e da Fapesp, além de editor e assessor de revistas científicas e diretor e assessor em vários níveis do sistema de saúde, incluindo o Ministério da Saúde. Ativista desde os anos 1970, foi um dos articuladores do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, participou da Associação Paulista de Saúde Pública e vem atuando na Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) desde sua fundação, em 1979. Trilha: Del Feliz e Margareth Menezes, “Xote da vacina”; e Milton Nascimento, “Coração de estudante” (Milton Nascimento e Wagner Tiso).
9 DEC 2022 · Luís Brasilino recebe a economista Sandra Quintela, organizadora do livro “Brasil, 200 anos de (in)dependência e dívida” (disponível para download em https://bit.ly/3FaNOGg), lançado em novembro pela Rede Jubileu Sul Brasil. A obra apresenta a dívida pública como a espinha dorsal do sistema capitalista, um tema estruturante para entender os rumos do desenvolvimento do Brasil. Conversamos sobre a relação entre dependência e endividamento, a criação de um passivo com Portugal como condição para a Independência em 1822 e como isso foi um padrão que se repetiu em toda a América Latina, as consequências do endividamento que impulsionou o milagre econômico durante a ditadura, a centralidade do debate da dívida nos anos 1980 e 1990, a troca da dívida externa pela interna, relação dívida/PIB e teto de gastos, a primeira passagem de Lula pela Presidência, o que esperar do novo mandato e muito mais! Links: Rosa Luxemburgo, “A acumulação do capital” (https://bit.ly/3Hko1OB); curso Boitempo, “Luta de classes e financeirização: o papel da dívida” (https://bit.ly/3h5VFx1); Aspásia Camargo “A epopeia do saneamento” (https://bit.ly/3HkqlVH); Renovação da licença da Ternium exclui a população e ignora violações ambientais (https://bit.ly/3UHE24n); 7 medidas para a próxima presidência enfrentar o sistema da dívida pública (https://bit.ly/3FdrZps). Trilha: Beth Carvalho, “Saco de feijão” (Francisco Santana); e Beija Flor de Nilópolis, Ludmilla e Neguinho da Beija Flor, “Brava Gente! O Grito dos Excluídos no Bicentenário da Independência” (Beto Nega, Diego Oliveira, Diogo Rosa, Julio Assis, Léo do Piso e Manuel Castro - Manolo).
1 DEC 2022 · Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com o historiador Jean Marcel Carvalho França, autor do livro “História da Maconha no Brasil” (http://bit.ly/3GALFWU), que neste ano ganhou uma reedição publicada pela editora Jandaíra. Lançada originalmente em 2015, a obra apresenta a história da maconha desde o seu surgimento até os dias atuais no Brasil, mostrando como o canabismo foi incorporado em nossa sociedade ao longo dos anos. Falamos sobre os usos da maconha ao longo da história humana e sua chegada ao Brasil, a associação da planta com a população negra, o papel da classe médica na transformação do canabismo em um problema social, o processo de criminalização, as consequências da proibição, a relação contra a contracultura, o recente declínio do proibicionismo e muito mais. Trilha: Ella Fitzgerald, “Got to get you into my life” (John Lennon e Paul McCartney); e Bezerra Da Silva, “Se Leonardo dá vinte” (Bezerra da Silva, G. Martins e Walter Coragem).
25 NOV 2022 · Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o professor e ativista do movimento negro Edson Lopes Cardoso, autor do livro “Nada os trará de volta: escritos sobre racismo e luta política” (http://bit.ly/3TZjGD8), lançado em maio pela Companhia das Letras. A obra reúne 151 textos publicados ao longo de quase quarenta anos com análises sobre as muitas faces do racismo no Brasil e o papel do Movimento Negro. Conversamos sobre violência policial, genocídio da população negra, as conquistas da Constituição de 1988, ações afirmativas, o racismo na imprensa e muito mais. Bacharel em Letras, mestre em Comunicação e doutor em Educação, Edson foi editor dos jornais Irohin, Raça & Classe e do Jornal do Movimento Negro Unificado. Atualmente é coordenador do Ìrohìn – Centro de Documentação e Memória Afro-Brasileira e autor de diversos livros, entre eles, “Bruxas, espíritos e outros bichos” e “Negro, não”. Trilha: Jorge Ben Jor, “Balança Pema”; e Chico Buarque e Hamilton de Holanda, “Que tal um samba?” (Chico Buarque).
17 NOV 2022 · Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com os historiadores Pedro Campos e Rafael Brandão, organizadores, com Renato Lemos, do livro “Empresariado e ditadura no Brasil” (https://bit.ly/3SRSbfq), lançado em 2020 pela Consequência Editora. A obra analisa a participação de empresários brasileiros no regime autoritário não apenas como apoiadores dos militares, mas como formuladores da atuação do Estado naquele período. Falamos sobre o governo João Goulart e os motivos que levaram as classes dirigentes a participar do golpe, a construção de uma ordem empresarial no Brasil pós-1964, a atuação de setores fundamentais como a construção civil, os bancos e a imprensa, o apoio de empresas estrangeiras, a colaboração na perseguição política, a repressão contra os sindicatos e o que mudou de lá para cá na visão na visão do empresariado a respeito da importância da democracia. Pedro é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e Rafael é doutor em História pela UFF e professor visitante do Departamento de Ciências Humanas e do Programa em Pós-graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ambos são coordenadores do Laboratório de Economia e História e do Grupo de Trabalho Empresariado e Ditadura no Brasil. Trilha: Chico Buarque, “Acorda amor”; e Gonzaguinha, “Pequena memória para um tempo sem memória (A legião dos esquecidos)”.
10 NOV 2022 · Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o sociólogo Thiago Aguiar, autor do livro “O solo movediço da globalização: trabalho e extração mineral na Vale S.A.” (https://bit.ly/3bXDt66), lançado em 2022 pela Boitempo. A obra traz uma detalhada pesquisa sobre a atuação da Vale no Brasil e no Canadá e analisa a inserção brasileira no capitalismo internacional nas últimas décadas, as transformações nas relações de trabalho e a reestruturação das operações da mineradora. Falamos sobre a criação da Vale em 1942 e sua trajetória na industrialização do país, a privatização em 1997, o impacto do boom das commodities na década de 2000, a compra da mineradora canadense Inco em 2006, os reflexos dessas transformações sobre os trabalhadores, a histórica greve dos mineradores canadenses em 2009, a atuação dos fundos de pensão, os crimes ambientais e muito mais! Doutor em Sociologia pela USP, onde também realizou pesquisa de pós-doutorado, Thiago foi pesquisador visitante na Universidade da Califórnia e é pesquisador no Departamento de Sociologia da Unicamp e no Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania da USP e autor de “Maquiando o trabalho: opacidade e transparência numa empresa de cosméticos global” (Annablume, 2017). Trilha: Beto Guedes e Joyce Moreno, “Rio Doce” (Beto Guedes, Ronaldo Bastos e Tavinho Moura); e Belchior, “Já fui brasileiro” (Belchior e Carlos Drummond de Andrade).
7 NOV 2022 · Luís Brasilino recebe o sociólogo Celso Rocha de Barros, autor do livro “PT, uma história” (https://bit.ly/3t1nk4d), lançado em outubro pela Companhia das Letras. A obra reconstrói a trajetória do mais amado e mais odiado partido da história brasileira, que acaba de voltar à Presidência com Luiz Inácio Lula da Silva. Conversamos sobre a votação de 30 de outubro, as características organizativas e programáticas do Partido dos Trabalhadores e as transformações pelas quais passou desde os anos 1980, o impacto do êxito inesperado e da quase vitória em 1989, a eleição de 2002 e a experiência no poder, a projeção de Lula e do lulismo, os casos de corrupção, a posição do PT em Junho de 2013, o estelionato eleitoral do segundo mandato de Dilma Rousseff e o impeachment, a ida para a oposição e a resiliência do partido e as expectativas para o retorno ao Palácio do Planalto. Links: Pedro Floriano Ribeiro, “Dos sindicatos ao governo” (https://bit.ly/3T0B1eC); Juarez Guimarães, “Collor, Lula e a Comuna de Paris” (https://bit.ly/3DC0GVj); Malu Gaspar, “A organização” (https://bit.ly/3U4gBCL); Marco Aurélio Garcia, perfil na revista Piauí (https://bit.ly/3T32Piq); e Pedro Fernando Nery, “Lula precisa ser mais radical. Não menos” (https://bit.ly/3sWJmW4). Trilha: Simone, “Tô voltando” (Maurício Tapajós e Paulo Cesar Pinheiro); e Grupo Revelação, “Tá escrito” (Xande de Pilares, Gilson Bernini e Carlinhos Madureira).
28 OCT 2022 · Relatos de ataques e perseguições a evangélicos não alinhados com a candidatura de Jair Bolsonaro vêm se somando nesta reta final das eleições. Para entender este contexto e discutir formas de neutralizar essas agressões, Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem a jornalista e doutora em Ciências da Comunicação Magali Cunha. Ela é colaboradora do Conselho Mundial de Igrejas e pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (Iser), além de ser editora-geral do Coletivo Bereia, canal de checagem de notícias falsas focado no meio religioso, e autora, entre outros, dos livros “Mídia, religião e cultura: percepções e tendências em perspectiva global” e “Religião no noticiário: marcas de um imaginário exclusivista no jornalismo brasileiro”. Conversamos sobre o avanço do fundamentalismo religioso no Brasil, o uso do medo para conquistar votos, a instrumentalização da moral religiosa, a onda de assédios contra evangélicos não bolsonaristas, os ataques contra a Igreja Católica, a atuação de Damares Alves e Michelle Bolsonaro, a ligação de Bolsonaro como o satanismo e a pedofilia, a campanha durante os cultos no fim de semana das eleições, a reação dos evangélicos progressistas e muito mais. Link: Não bote fé nas fake news #01 (https://bit.ly/3Svgmix). Trilha: Gilberto Gil, “Andar com fé”; e Clara Nunes, “Juízo final” (Elcio Soares e Nelson Cavaquinho).
26 OCT 2022 · A Folha de S.Paulo divulgou na última quarta-feira, dia 19, o que seria um plano econômico do ministro da Economia Paulo Guedes para ser apresentado após as eleições. Entre os pontos está a desindexação do salário mínimo e dos benefícios previdenciários. Neste episódio extra, mais curto que o Guilhotina tradicional, conversamos com o economista Pedro Rossi, professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica. Ele explica a medida e analisa a política de reajuste do salário mínimo, de Lula a Bolsonaro.
20 OCT 2022 · Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem a economista Juliane Furno, autora do estudo “Um projeto para o Brasil: diagnóstico e saídas para a economia brasileira” (disponível para download em https://bit.ly/3DcnjRc), lançado em setembro pelo Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (Iree). A publicação analisa a conjuntura econômica brasileira desde 2003 e aponta saídas para a superação da crise atual. Conversamos sobre as características gerais da economia brasileira e sua inserção internacional, o crescimento vivido nos anos Lula e a relação disso com o boom das commodities, a contradição entre os ótimos indicadores sociais e a desaceleração econômica no primeiro mandato de Dilma, o debate sobre os motivos (arrocho vs. aumento de gastos) que detonaram a crise econômica atual, o fracasso da “ponte para o futuro” de Temer e a continuidade dessa política durante o governo Bolsonaro, as lições da pandemia, propostas concretas para um projeto de país e muito mais. Mestre e doutora em desenvolvimento econômico pela Unicamp, Juliane é economista-chefe do Centro de Estudos de Economia do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (Iree). Links: OIT: emprego não tem relação com legislação trabalhista (https://bit.ly/3DeLSg2); Defesa do desemprego para combater a inflação (http://glo.bo/3EZV1KT); e Globonews: recessão e desemprego derrubam inflação e devolvem poder de compra (http://glo.bo/3VN4iM8). Trilha: Plebe Rude, “Até quando esperar” (Philippe Seabra, André X e Gutje); e Francisco, el Hombre, “Tá com dólar, tá com Deus” (Juliana Strassacapa, Rafael Gomes da Silva, Sebastian Piraces Ugarte, Mateo Piraces Ugarte e Andrei Kozyreff).
Guilhotina é o podcast do Le Monde Diplomatique Brasil
Information
Author | Central3 Podcasts |
Organization | Central3 |
Categories | Society & Culture |
Website | www.spreaker.com |
centraltrespodcasts@gmail.com |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company