Info
Reportagens do Repórter Arte.
17 FEB 2020 · Reportagem sobre a morte do poeta Marcelino dos Santos
17 FEB 2020 · A poetisa Moçambicana está em Portugal
6 FEB 2020 · Sala quase cheia, todos estavam atentos a tela, foi neste cenário que foi projectado o filme “Teias de Aranha”, do realizador sol de Carvalho. O filme traz a história de uma jovem dividida entre o seu novo amor e o facto de estar grávida. Para piorar a situação ela acaba de descobrir que tem HIV, foi contaminada pelo seu antigo namorado, um jovem marginal que procura ser perdoado depois do mal que causou a sua amada.O filme aborda de forma humana o drama do HIV, que continua a ser um grande problema que carece de soluções.
Confira a matéria de Ancha Margarida
6 FEB 2020 · A literatura é um instrumento de educação e formação do homem, é o resultado das relações dinâmicas entre o escritor, o público e a sociedade. Ela instruí, corrige e liberta A sociedade. E por se tratar de um instrumento de educação, encontramos no arredores da cidade da Matola Johnson Pedro, um jovem amante da literatura.Moçambicano nascido em Novembro de 1998. Johnson Pedro entra no mundo da literatura por curiosidade. Começou a rabiscar os seus primeiros poemas entre 2014 e 2015 e desde então não parou de escrever.
6 FEB 2020 · A leitura é uma das actividades que impulsionam a cognição humana.
Para além de auxiliar na busca por conhecimentos, ela oferece benefícios como o aprimoramento do senso crítico, maior interpretação dos vários fenómenos da vida bem como o enriquecimento do vocalário, resultando na criação de melhores formas de comunicação humana e maior competência na escrita.
Aliás, a leitura e a escritura, juntas, proporcionam um maior desenvolvimento intelectual e imaginativo, podendo até criar prazer ao homem através da redução do stress ao mesmo tempo que estimula as reflexões.
Por essa via, torna-se necessário promover desde cedo o contacto do homem com os livros.
O primeiro e principal núcleo de iniciação à leitura é a família. Em casa, os pequenos podem ser aliciados à ler livros de histórias infantis que acompanham pela TV.
É o caso do pequeno Alejandro, de 3 anos, que diariamente visita o "Livro Aberto", uma biblioteca e organização de literacia infantil, sediada em Maputo.
Acompanhe a reportagem de Emanuel Banze
6 FEB 2020 · Em “Dois perdidos numa noite escura”, o grupo teatral “Os Makwakwas” usa do seu talento para fazer lembrar a condição na qual vive grande parte da juventude moçambicana. A peça foi apresentada Quinta-feira, 30 de Janeiro, na Fundação Fernando Leite Couto (FFLC), cidade de Maputo, às 18 horas e 30 minutos.
O actor Júlio Macuácua veste a capa de Paco e Emanuel Macuácua interpreta o papel de tonho. Os dois jovens durante o dia trabalham como carregadores no Mercado Estrela. Amigos inseparáveis, circulam no mercado informal, transpiram para ganhar alguns trocados.
A história decorre no histórico bairro da Mafalala, onde partilham um quarto barato, no qual, durante a noite, discutem sobre as suas vidas, trabalho e sonhos.
Vamos conhecer os dois personagens:
Paco é um ex-flautista que, certa noite, viu o seu instrumento roubado quando estava embriagado. Por seu lado, Tonho é estudado, mas não conseguiu emprego, por isso optou por ser carregador no Mercado Estrela. O jovem anda frustrado por que não possuir um par de sapatos decentes e isto o leva a invejar pelo seu amigo, que tem calçados.
A relação vai tendo momentos de tensão porque o seu amigo e colega do quarto também o chama de homossexual. Tramados, tomados pelo inconformista e pobreza que assolam as suas vidas, Paco e Tonho decidem realizar um assalto num parque com o objectivo de mudar as suas vidas.
6 FEB 2020 · Rast Pires é um jovem sonhador que transformou a sua residência em uma galeria de artes no bairro Polana Caniço, arredores da cidade de Maputo. Neste espaço são feitos vários eventos, como sarau de poesia, oficinas de pinturas, entre outros eventos culturais.
Piriquitas é o nome da galeria, nome este que foi atribuído pela sua amiga que é quem ajudou a transformar esse lugar. Além de obras de arte, a galeria piriquitas possui um restaurante de comidas típicas de Moçambique.
Rast pire diz que um dos objectivos que o levou a transformar a sua residência em uma galeria de artes é de promover e resgatar os talentos que o nosso país possui e também preservar a sua identidade.
Confira a Reportagem de Tóquia Paulino.
27 NOV 2019 · Para além de escrever, Paulina canta. Prova disso, é que, sexta-feira finda, a então cantora subiu ao palco do Auditório da Rádio Moçambique (RM), em Maputo, para apresentar o seu primeiro trabalho discográfico. Reportagem de Emanuel Banze.
27 NOV 2019 · Com músicas à live exaltando o amor em seu estilo musical característico, Sonhador Atrevido ou Arnaldo Manhice, de nome oficial, realizou um concerto na Fundação Fernando Leite Couto, recentemente. Reportagem de Elisa Zombene, lida por Sheila Mazive.
27 NOV 2019 · O CCBM comemorou na última semana os 30 anos de sua existência. Para se inteirar das actividades desta entidade, a equipe do Repórter Arte conversou com Expedito Araújo, que faz o balanço das actividades e os planos do CCBM. - Reportagem de Eulália Langa, sonorizada por Emanuel Banze
Reportagens do Repórter Arte.
Information
Author | Reporter Arte |
Organization | Reporter Arte |
Categories | Arts |
Website | - |
- |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company