02/04/2024 - Cenário do amendoim
Sign up for free
Listen to this episode and many more. Enjoy the best podcasts on Spreaker!
Download and listen anywhere
Download your favorite episodes and enjoy them, wherever you are! Sign up or log in now to access offline listening.
Description
Olá, hoje é 2 de abril de 2024, meu nome é Maurício Alonso, sou Assessor de Agronegócios no Banco do Brasil em Ribeirão Preto e hoje vamos falar da cultura...
show moreO amendoim é uma oleaginosa de abrangência mundial, tendo alguns países da África e do sudeste Asiático como os principais produtores e consumidores. Segundo o departamento de Agricultura dos Estado Unidos - USDA, em torno de 50 milhões de toneladas foram produzidas no mundo em 2023, sendo que o Brasil ocupa a 11a posição, com produção de 890 mil toneladas. Apesar de relativamente pequena, de acordo com a CONAB, a produção nacional vem crescendo anualmente sendo que nas últimas quatro safras, apresentou aumento de 65%, chegando a 250 mil hectares plantados, tendo o estado de São Paulo como o principal produtor com 84% desta área.
O amendoim é uma cultura predominantemente de consumo interno, sendo que o mercado internacional representa menos de 10% da produção mundial, com 4,6 milhões de toneladas em 2023. Dentre os principais exportadores, destacamos a Argentina, Estados Unidos e Brasil respectivamente em 1 º, 3 º, e 5 º no ranking mundial.
A boa qualidade do produto desses três países tem atendido a exigência de grandes consumidores, como Rússia, Argélia, Países Baixos, Polônia e Reino Unido. China e Índia também ocupam esse ranking, porém com mercado consumidor restrito aos países asiáticos. Em algumas cidades do oeste paulista formaram-se grandes polos produtivos, com presença de várias empresas exportadoras, destaque para Marília, Tupã, Pompéia, Borborema, Jaboticabal e Dumont. Por ser uma cultura plantada em áreas de reforma de cana-de-açúcar, havia dificuldades para financiamentos devido cessão de áreas.
Porém este cenário vem mudando nos últimos anos, contribuindo para esse aumento, a migração da cultura para as regiões de Marília, Tupã e Pompeia, onde há maior presença de áreas próprias e de reformas de pastagens, em relação a áreas de reforma de cana-de-açúcar.
O Banco do Brasil, principal parceiro do agronegócio brasileiro, coloca à disposição dos produtores rurais linhas de crédito de custeio e investimentos.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
Information
Author | Broto |
Organization | Broto |
Website | - |
Tags |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company