07/10/2024 - Perspectiva semanal: mercado agro
Sign up for free
Listen to this episode and many more. Enjoy the best podcasts on Spreaker!
Download and listen anywhere
Download your favorite episodes and enjoy them, wherever you are! Sign up or log in now to access offline listening.
Description
Olá! Hoje é segunda-feira, dia 07 de outubro de 2024, me chamo Sacha Tesck, Assessora da Dirag e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do Agronegócio...
show moreIniciando com a soja, espera-se que com a divulgação no dia 11/10, do relatório de oferta e demanda mensal do USDA, continuem, sem muitas alterações, os principais fundamentos de produção e estoques finais. Há também o retorno da China ao mercado, após seu feriado: Golden Week. O ritmo de colheita nos EUA não deverá ter alteração, chuvas irregulares com pequenos volumes podem ocorrer, embora, sem causar grandes transtornos. A atenção do mercado volta-se para o clima no Brasil, com as previsões mostrando melhora das condições a partir da segunda quinzena de outubro. Do lado geopolítico, as preocupações com a escalada do conflito no Oriente Médio, as pressões sobre as cotações do petróleo e a logística marítima irão influenciar as cotações no mercado. A pressão sazonal do avanço da colheita nos EUA, a demanda da China pós feriado e atrasos no plantio da soja no Brasil, devem manter o mercado interno com viés de estabilidade para o curto prazo e de baixa para o médio prazo.
No tocante ao milho, de acordo com National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), a previsão climática para os próximos dias nos Estados Unidos aponta para precipitações abaixo da normalidade em boa parte do cinturão agrícola no país, isso pode favorecer o avanço da colheita e pressionar negativamente as cotações na CBOT. Em relatório semanal divulgado pelo USDA, o órgão apontou que a colheita no país chegou à 21% da área. O ritmo está três pontos percentuais acima da média dos últimos cinco anos. Com relação às condições das lavouras, 64% foram consideradas entre boas e excelentes. Houve redução de um ponto percentual em relação à semana anterior. No dia 11 de outubro, o USDA divulgará seu relatório de oferta e demanda mundial de grãos, referente ao mês corrente, podendo trazer volatilidade adicional ao mercado. No Brasil, as preocupações com o clima e o ritmo de plantio da safra verão podem manter os preços físicos em elevação. Para o Centro Oeste e Sudeste, de acordo com o Inmet. a previsão para os próximos dias é de tempo quente e seco na maior parte das regiões,
Para o café, destaca-se que o mercado segue sustentado pelo clima no Brasil e no Vietnã. A expectativa da chegada de chuvas sobre os cafezais brasileiros continua provocando uma intensa volatilidade nas cotações do café em Nova Iorque e Londres. Seca e altas temperaturas no Vietnã no primeiro semestre do ano também mantém as expectativas de uma safra menor no país em 24/25 que deverá ser colhida nas próximas semanas. Analistas também monitoram a situação da greve nos portos da costa leste dos EUA, que agrava o problema de oferta da commodity no país. O mercado cafeeiro segue em sua tendência de alta nas cotações, à medida que as perspectivas ainda trazem preocupações com a oferta no curto e médio prazo.
Quanto ao boi gordo, é importante frisar que há expectativa de novas valorizações no mercado físico, devido à falta do animal terminado. A indústria frigorífica segue firme nas compras e o baixo nível de estoque no mercado atacadista pode favorecer o pecuarista nas negociações. O terminador pode aproveitar negócios com deságio do Boi Magro em relação ao Boi Gordo e com pouco ágio em relação ao bezerro, fazendo uma reposição estratégica com preço médio favorável no ciclo que se inicia. Na B3, pode haver oscilação nas cotações, uma vez que houve na semana anterior fortes altas em dias consecutivos. Ainda assim, a expectativa é de manutenção do movimento altista. O volume de negócios de contratos também segue subindo, gerando liquidez ao mercado e estimulando sua valorização.
Desejamos a todos os nossos clientes uma excelente semana, bons negócios e até a próxima!
Information
Author | Broto |
Organization | Broto |
Website | - |
Tags |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company