19/04/2022 - Cenário da silvicultura

Apr 19, 2022 · 3m 28s
19/04/2022 - Cenário da silvicultura
Description

Olá, hoje é 19 de abril de 2022, meu nome é KARIN CORRÊA FOGGIATO e sou Assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Curitiba- Paraná. Falaremos hoje sobre o...

show more
Olá, hoje é 19 de abril de 2022, meu nome é KARIN CORRÊA FOGGIATO e sou Assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Curitiba- Paraná. Falaremos hoje sobre o Pinhão.
De acordo com a Embrapa Florestas a Araucária é uma espécie de grande importância social, econômica, ambiental e cultural para as regiões Sul e Sudeste do Brasil e por mais de 100 anos sua madeira de excelente qualidade (resistente e maleável) serviu para erguer casas, fabricar móveis, construir ferrovias e levantar cidades. Seu grande valor madeireiro condenou-a à quase extinção no final do século 20.
A Lei da Mata Atlântica nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006, vetou a possibilidade de manejo de espécies nativas em florestas naturais, sendo que o corte da Araucária foi legalmente proibido no Brasil em 2001.
A Araucária, cujo principal representante é a Araucaria angustifolia é uma planta dióica, isto é, quando cada indivíduo da espécie apresenta flores de apenas um sexo, ou seja, tem árvores masculinas e femininas separadas. Consequentemente, para a produção de pinhões, que são as suas sementes, é necessária a fecundação das Araucárias femininas pelo pólen das Araucárias masculinas.
Os pinhões são muito consumidos no Sul do Brasil durante o outono e inverno, sendo considerado uma excelente fonte de energia. A importância econômica e social do pinhão é significativa, principalmente nos Estados de ocorrência natural da Araucária, com muitas famílias tendo no pinhão de povoamentos naturais a sua principal fonte de renda anual.
A araucária demora de 12 a 15 anos para iniciar a produção após o plantio e produção por mais de 200 anos. Atualmente técnicas de manejo de mudas enxertadas podem permitir a antecipação do início da produção de pinhões e escolha do sexo da planta para compor o pomar.
Num espaçamento de plantio de 10 metros por 10 metros com 70 plantas enxertadas femininas e 30 masculinas, a produtividade, de acordo com órgãos de pesquisa oficiais, seria de cerca 11.000 quilogramas por hectare. Considerando-se como exemplo, o preço de comercialização no Ceasa Curitiba, no mercado em abril/2022 de R$ 7,00 por quilograma de pinhão maduro colhido, a receita chegaria a R$ 77.000,00/hectare.
Plantios de araucária para produção de pinhões devem ser incentivados, seja para geração de renda com o seu plantio como para manter a diversidade genética da espécie.
O Banco do Brasil, principal parceiro do Agronegócio brasileiro, coloca à disposição dos produtores rurais Linhas de Crédito de Investimento e Custeio para a Silvicultura, com prazos adequados e taxas de juros compatíveis com o mercado.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
show less
Information
Author Broto
Organization Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Podcast Cover

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search