24/09/2024 - Cenário da cana-de-açúcar
Download and listen anywhere
Download your favorite episodes and enjoy them, wherever you are! Sign up or log in now to access offline listening.
Description
Olá, hoje é 24 de setembro de 2024, eu sou Graça Fogli, Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Araraquara, SP, e hoje vamos falar sobre o cenário da...
show moreO processamento acumulado da safra até 1º de setembro, totalizou 422,6 mi de t, um crescimento de 3,9% em relação às 406,6 mi de t processadas no mesmo período da safra anterior.
É importante ressaltar que esses dados ainda não refletem totalmente o impacto das queimadas nas lavouras do Centro-Sul, principalmente em São Paulo.
Estima-se que os incêndios atingiram cerca de 400 mil ha de cana-de-açúcar no Centro-Sul.
Levantamento da Unica, sobre a produção paulista, apontou que 231,8 mil ha foram afetados, sendo 132 mil ha de áreas que não haviam sido colhidas e 99,8 mil ha de áreas já colhidas ou em estágio inicial de plantio.
A Orplana divulgou que os prejuízos dos produtores com os incêndios já chegam a R$ 1,2 bi.
Projeções indicam que a produção de açúcar no Centro-Sul (safra 2024/25) deve ser quase 9,0% menor do que o inicialmente previsto.
Nesse contexto (seca e incêndios), analistas e corretores que operam no mercado internacional de açúcar, indicam redução da disponibilidade de matéria-prima no Brasil, tanto na cana a ser colhida ainda nesta temporada quanto na safra futura.
Preocupação com a oferta de cana no Brasil causou movimento de compra no mercado futuro de açúcar. Na última sexta-feira, Londres trabalhou com alta em todos os lotes de açúcar e Nova York observou alta de 19,2% na semana, maior ganho semanal desde 2008.
No mercado interno a sexta-feira também foi de alta nas cotações do açúcar cristal medidas pelo Indicador Cepea/Esalq, da USP. A saca de 50 quilos foi negociada com valorização de 1,48% no comparativo ao dia anterior.
Impactos (seca e incêndios) ainda a mensurar, incertezas sobre clima, aumento na tensão no Oriente Médio e consumo firme de etanol no mercado interno, tendem a manter tendência de alta nos preços.
No aspecto de produção, risco de falha na rebrota, replantio, necessidades de novos tratos culturais, perda de qualidade da matéria-prima e possíveis atrasos na colheita podem diminuir a eficiência agrícola da cultura.
Para atender as necessidades da cultura da cana-de-açúcar, o produtor pode sempre contar com o Banco do Brasil. Há linhas de crédito para investimento, como implantação e reforma de canaviais, irrigação, compra de máquinas e implementos para a atividade, além do tradicional crédito de custeio agrícola e CPR.
Quer saber sobre as principais cadeias do agronegócio e muito mais? Inscreva-se na nossa página do Broto: www.broto.com.br.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil.
Information
Author | Broto |
Organization | Broto |
Website | - |
Tags |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comments